Sem Trabalho, Sem Comida
9 de abril de 2015Um Buda
30 de abril de 2015O Mestre devotou sua vida ao estudo do Zen. Um dia soube que seu sobrinho, apesar dos conselhos dos parentes, estava gastando dinheiro com uma cortesã. Pelo fato de haver tomado o lugar do Mestre na administração dos bens familiares e de a propriedade estar correndo o risco de ser perdida, os parentes pediram ao Mestre para fazer alguma coisa a respeito.
O Mestre teve de viajar um longo percurso para visitar seu sobrinho, que não via há muitos anos. O sobrinho pareceu feliz de encontrar seu tio novamente e o convidou para passar a noite.
Durante toda a noite o Mestre sentou-se em meditação. De manhã, quando estava para partir, disse ao jovem: “Devo estar ficando velho, minha mão treme muito. Você pode me ajudar a amarrar o cadarço da minha sandália de palha?”
O sobrinho o ajudou de bom grado. “Obrigado”, concluiu o Mestre, “sabe, um homem se torna mais velho e mais fraco a cada dia. Cuide bem de você mesmo.” Então o Mestre partiu, nunca mencionando uma única palavra sobre a cortesã ou as reclamações dos parentes.
