Grandes Ondas
23 de julho de 2015
Tratamento
27 de julho de 2015A filosofia oriental compreende que sempre existe uma profunda interrelação entre os aspectos mentais, emocionais e as doenças físicas. A doença, na Medicina Chinesa, pode significar apenas a observação de um determinado indivíduo num dado momento. O tratamento está baseado mais na pessoa do que na doença propriamente dita. Esse é o caráter empírico dessa prática médica, cuja teoria nunca está separada da prática.
O diagnóstico, na Medicina Tradicional Chinesa, começa com a análise bastante complexa que acontece durante a anamnese. Além das perguntas que faz ao paciente, o médico observa várias características, antes de fechar um diagnóstico preciso, que em raros casos prescindirá da realização de exames laboratoriais ou de imagem.
No processo de observação do paciente, o médico estará processando informações contidas na aparência do rosto, da língua e na forma do corpo. Analisa também os cabelos, o olhar, a pele e unhas. Verifica também o “pulso chinês” para identificar os padrões de desarmonia do organismo.
