A roda de Keichu
16 de outubro de 2008Um Buda antes da história
30 de outubro de 2008O rei, sabendo que um grande mestre Zen estava às portas de seu palácio, foi até ele para solucionar uma velha questão. “Mestre, onde está o Eu?”, perguntou o rei. O mestre pediu que os guardas trouxessem uma carroça. “O que é isso?”, perguntou o mestre. “Uma carroça”, respondeu o rei. O mestre pediu que retirassem os cavalos que puxavam a carroça. “Os cavalos são a carroça?”, perguntou. “Não”, respondeu o rei. Depois, o mestre pediu que as rodas fossem retiradas. “As rodas são a carroça?” “Não, mestre”, disse o rei. O mestre pediu que retirassem os assentos. “Os assentos são a carroça?” “Não, eles não são a carroça”, disse o rei. Por fim, o mestre apontou para o eixo da carroça. “O eixo é a carroça?”, perguntou. “Não, mestre, os eixos não são a carroça”, respondeu o rei. “Assim como a carroça, o Eu não pode ser definido por suas partes. O Eu não se encontra em parte alguma. Ele não existe. E, não existindo, ele existe”, disse o mestre.
Postado por Koan Com-Ciência às 12:42 Um comentário:
Anexo
Gettan disse a um monge: Kichu fez cem carroças. Se você retirasse as rodas e removesse o eixo, então o que seriam?
Quando uma roda gira rapidamente nem mesmo um mestre de rodas consegue entendê-las. Elas se movem em todas direções no céu e na terra. Norte, sul, leste, oeste.
Trinta raios irão convergir No cubo de uma roda, Mas o uso da carroça Dependerá da parte, do cubo, que está vazia.
